O Museu de Neurociências (MN), anteriormente conhecido como Museu Itinerante de Neurociências (MIN), foi criado em novembro de 2009, fruto de uma parceria entre a Organização Ciências e Cognição (OCC) e o Núcleo de Divulgação Científica e Ensino de Neurociências da Universidade Federal do Rio de Janeiro (NuDCEN/UFRJ). Originalmente concebido como uma iniciativa itinerante, o MIN se transformou no projeto de itinerância do MN, que hoje opera em formato virtual, continuando a sua missão de promover o letramento científico e a difusão do conhecimento em neurociências.
Desde 2010, o MN e seu projeto de itinerância, o MIN, têm alcançado milhares de pessoas, abrangendo crianças, jovens e adultos. Até 2016, o MIN atendeu aproximadamente 39.700 participantes em diversos municípios da região metropolitana do Rio de Janeiro. Em 2017, mais 4.000 pessoas já haviam participado das atividades até agosto.
Hoje, como parte do MN, o projeto de itinerância continua a levar atividades interativas para diferentes comunidades. Nossa programação inclui exposições (presenciais e virtuais) e o Laboratório Aberto de Práticas, onde oferecemos entre 20 e 25 oficinas práticas, além de palestras e cursos que abordam temas atuais em neurociências.
O MN começou, então como MIN) com uma iniciativa do Prof. Dr. Alfred Sholl Franco com o fim de tornar os conhecimentos de neurociências acessíveis, através de uma linguagem simplificada e de atividades lúdicas, ao público em geral, com foco em estudantes do ensino fundamental e médio e seus professores.
O projeto Museu Itinerante de Neurociências (MIN), entre os anos de 2010 e 2016, levou suas atividades a vários municípios do estado do Rio de Janeiro. Entre eles estão: Belford Roxo, Duque de Caxias, Itaboraí, Mesquita, Nilópolis, Niterói, Nova Iguaçu, Queimados, Rio de Janeiro, São Gonçalo, São João de Meriti, Teresópolis etc.